Cloridrato de Metformina 850mg Caixa Com 60 Comprimidos Revestidos
Para que este medicamento Ă© indicado?
Este medicamento Ă© um antidiabĂ©tico de uso oral, que associado a uma dieta apropriada, Ă© utilizado para o tratamento do diabetes tipo 2, isoladamente ou em combinação com outros antidiabĂ©ticos orais, como por exemplo aqueles da classe das sulfonilureias. Pode ser utilizado tambĂ©m para o tratamento do diabetes tipo 1 em complementação Ă insulinoterapia. Este medicamento Ă© indicado na prevenção de Diabetes mellitus tipo 2 em pacientes com sobrepeso (Ăndice de Massa Corporal igual ou acima de 24 kg/m2 ; igual ou acima de 22 kg/m2 entre asiĂĄticos) com prĂ©-diabetes e pelo menos um fator de risco adicional (tais como pressĂŁo arterial alta, idade acima de 40 anos, quantidade anormal de lipĂdios (gordura) no sangue, histĂłrico familiar de diabetes ou histĂłrico de diabetes durante a gravidez), nos quais a modificação intensiva no estilo de vida (dieta rigorosa e exercĂcios fĂsicos regulares) isoladamente nĂŁo proporcionou controle glicĂȘmico adequado. Este medicamento tambĂ©m estĂĄ indicado na SĂndrome dos OvĂĄrios PolicĂsticos, condição caracterizada por ciclos menstruais irregulares e frequentemente excesso de pelos e obesidade.
Como devo usar este medicamento?
Modo de usar
Este medicamento nĂŁo substitui os benefĂcios de uma vida saudĂĄvel. Continue a seguir a dieta que o seu mĂ©dico lhe recomendou e procure fazer exercĂcios regularmente. Tome os comprimidos durante ou depois de uma refeição, iniciando o tratamento com doses pequenas que podem ser gradualmente aumentadas. Isto permite reduzir a ocorrĂȘncia de efeitos secundĂĄrios gastrointestinais. Engula cada comprimido com um copo de ĂĄgua.
Tome os comprimidos deste medicamento:
- de manhĂŁ (no cafĂ© da manhĂŁ), em caso de tomada Ășnica diĂĄria;
- de manhã (no café) e à noite (no jantar), em caso de duas tomadas por dia;
- de manhĂŁ (no cafĂ©), ao meio-dia (no almoço) e Ă noite (no jantar), em caso de trĂȘs tomadas diĂĄrias.
Posologia
Pacientes diabéticos tipo 2 (não-dependentes de insulina): este medicamento pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos antidiabéticos, como as sulfonilureias. Comprimidos de 500 mg: a dose inicial é de um comprimido duas vezes ao dia (no café da manhã e no jantar) em adultos. Se necessårio, essa dose pode ser aumentada, semanalmente, de um comprimido até ao måximo de cinco comprimidos diårios, equivalentes a 2.500 mg de metformina (dois no café da manhã, um no almoço e dois no jantar). Em crianças acima de 10 anos, a dose inicial é de um comprimido ao dia, com a dose måxima diåria não devendo exceder 2.000 mg (quatro comprimidos).
Comprimidos de 850 mg: a dose inicial Ă© de um comprimido no cafĂ© da manhĂŁ, em adultos e crianças acima de 10 anos. Conforme sua necessidade, essa dose pode ser aumentada, a cada duas semanas, de um comprimido atĂ© ao mĂĄximo de trĂȘs comprimidos, equivalentes a 2.550 mg de metformina (um no cafĂ© da manhĂŁ, um no almoço e um no jantar). Em crianças acima de 10 anos, a dose mĂĄxima diĂĄria nĂŁo deve exceder 2.000 mg (dois comprimidos).
Pacientes diabéticos tipo 1 (dependentes de insulina): este medicamento e insulina podem ser utilizados em associação, no sentido de se obter um melhor controle da glicemia em adultos. Este medicamento é administrado na dose inicial usual de 500 mg ou 850 mg 2 a 3 vezes por dia, enquanto que a dose de insulina deve ser ajustada com base nos valores da glicemia.
PrĂ©-diabetes: a dose inicial recomendada Ă© 500 mg uma vez ao dia no cafĂ© da manhĂŁ. Esta dose pode ser gradualmente aumentada, a critĂ©rio mĂ©dico. Recomenda-se controle regular da glicemia (taxa de açĂșcar no sangue) e tambĂ©m dos fatores de risco (vide PARA QUE ESTE MEDICAMENTO Ă INDICADO?).
SĂndrome dos ovĂĄrios policĂsticos: a posologia Ă© de, usualmente, 1.000 a 1.500 mg por dia (2 ou 3 comprimidos de 500 mg) divididos em 2 ou 3 tomadas. Aconselha-se iniciar o tratamento com dose baixa (1 comprimido de 500 mg/dia) e aumentar gradualmente a dose (1 comprimido de 500 mg a cada semana) atĂ© atingir a posologia desejada. Em alguns casos, pode ser necessĂĄrio o uso de 1 comprimido de 850 mg 2 a 3 vezes ao dia (1.700 a 2.250 mg/dia).
Idosos: este medicamento deve ser usado com cautela em pacientes idosos que, em geral nĂŁo devem receber a dose mĂĄxima do produto.
Crianças e adolescentes: este medicamento não é indicado para crianças abaixo de 10 anos.
Pacientes com insuficiĂȘncia renal: este medicamento pode ser empregado em pacientes com insuficiĂȘncia renal moderada estĂĄgio 3 (depuração de creatinina entre 30 e 59 mL/min ou Taxa de Filtração Glomerular estimada [TFGe] entre 30 e 59 mL/min/1,73m2 ) somente na ausĂȘncia de outras condiçÔes que possam aumentar o risco de acidose lĂĄctica e com os seguintes ajustes na posologia: a dose inicial recomendada Ă© de 500 mg ou 850 mg de cloridrato de metformina ao dia. A dose mĂĄxima diĂĄria recomendada Ă© de 1.000 mg. A função renal deve ser rigorosamente monitorada, a cada 3-6 meses em pacientes com depuração de creatinina entre 45 e 59 mL/min ou TFGe, entre 45 e 59 mL/min/1,73 m2 ; e a cada 3 meses em pacientes com depuração de creatinina entre 30 e 44 mL/min ou TFGe entre 30 e 44 mL/min/1,73 m2 . Caso a depuração de creatinina ou a TFGe caiam para valores abaixo de 45 mL/min ou 45 mL/min/1,73 m2 respectivamente, devem ser avaliados os benefĂcios e os riscos da continuidade do tratamento com metformina. Caso a depuração de creatinina ou a TFGe caiam para valores abaixo de 30 mL/min ou 30 mL/min/1,73 m2 respectivamente, o tratamento com cloridrato de metformina deve ser interrompido imediatamente.
ContraindicaçÔes:
VocĂȘ nĂŁo deve tomar este medicamento:
-se tiver hipersensibilidade (alergia) Ă metformina ou aos outros componentes da fĂłrmula;
-se estiver com problema de funcionamento do fĂgado;
-se estiver com problema de funcionamento grave dos rins (depuração de creatinina abaixo de 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) abaixo de 30 mL/min/1,73 m2 );
-se tiver qualquer tipo de acidose metabĂłlica (como acidose lĂĄctica, cetoacidose diabĂ©tica, prĂ©-coma diabĂ©tico). A cetoacidose Ă© uma condição na qual substĂąncias denominadas âcorpos cetĂŽnicosâ se acumulam no sangue. Os sintomas incluem dores de estĂŽmago, respiração rĂĄpida e profunda, sonolĂȘncia ou hĂĄlito com odor de fruta;
-se estiver desidratado (por exemplo, em função de uma diarreia grave e persistente, vĂŽmitos repetidos) ou se tiver com infecção grave (por exemplo, infecção das vias aĂ©reas ou do trato urinĂĄrio): tanto desidratação quanto infecçÔes graves podem conduzir a problemas renais, com risco de acidose lĂĄctica (vide AdvertĂȘncias e precauçÔes);
-se estiver em tratamento para problemas cardĂacos, tiver tido recentemente um ataque cardĂaco, tiver problemas circulatĂłrios graves ou dificuldades respiratĂłrias. Isto pode provocar uma falta de oxigenação dos tecidos, com risco de acidose lĂĄctica (vide AdvertĂȘncias e precauçÔes);
-se ingerir bebidas alcoĂłlicas em excesso;
-se tiver que ser submetido Ă cirurgia eletiva de grande porte ou a exame utilizando meio de contraste contendo iodo (por exemplo, exames como raio-X ou tomografia). VocĂȘ deve parar de tomar este medicamento durante um determinado tempo antes e depois do exame ou da cirurgia. O seu mĂ©dico decidirĂĄ se necessita de outro tratamento durante este perĂodo.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres gråvidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista.