Este medicamento é indicado no tratamento de diabetes mellitus não insulino-dependente (tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis de glicose no sangue não podem ser controlados apenas por dieta, exercício físico e redução de peso. Consulte um médico ou farmacêutico e leia a bula. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Como devo usar este medicamento?
A princípio, a dose da glibenclamida é determinada pelo nível de glicemia desejado. A dosagem de glibenclamida deve ser a menor dose eficaz possível. O tratamento com glibenclamida deve ser iniciado e monitorado pelo médico.
Contraindicações
A glibenclamida não deve ser administrada: - em pacientes com diabetes mellitus insulino-dependente (tipo 1 ou diabetes juvenil), por exemplo, diabéticos com histórico de cetoacidose; - no tratamento de cetoacidose diabética; - no tratamento de pré-coma ou coma diabético; - em pacientes com disfunção renal e/ou hepática graves; - em pacientes com hipersensibilidade a glibenclamida ou a qualquer um dos componentes da fórmula; - em mulheres grávidas; - em mulheres lactantes; - em pacientes tratados com bosentana (vide “Interações medicamentosas”). Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com disfunção renal e/ou hepática graves. Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica.